MS Project 4 AGILE: Configuração Ciclos de Trabalho (SPRINTS)


No primeiro artigo ensinámos como configurar o Microsoft Project, para que ele possa ser usado como uma ferramenta de planeamento e controlo de projetos que sejam geridos com SCRUM (ver aqui).

No presente artigo vamos explicar as alterações que devem ser feitas de forma a adaptar o MS Project ao método de trabalho por interações.


 A execução dos projetos que são geridos de acordo com os princípios do AGILE é feita com base em interações (ciclos de trabalho). Um projeto terá tantas interações quantas as que forem necessárias para criar, e entregar, ao cliente as funcionalidades contratadas. No método SCRUM (um dos métodos de gestão de projetos que se baseia nos princípios do AGILE) essas interações chamam-se Sprints.

Dependendo de diversas características (tipo de projeto, equipa que o vai executar, cliente, etc.) o sprint do projeto deve ter uma determinada duração (as boas práticas falam de, entre 2 a 8 semanas). Projetos diferentes podem ter durações de Sprints diferentes, mas num mesmo projeto a duração dos vários Sprints deve ser sempre igual (definida no inicio do projeto). Essa duração fixa é importante porque determina a cadencia de entrega de funcionalidades ao cliente, e permite um controlo efetivo do trabalho que está a ser executado.

No nosso projeto iremos usar um Sprint com uma duração de 2 semanas, isto é, dez dias úteis de trabalho. Como em qualquer outro projeto, para calcular os dias úteis de trabalho (neste caso os dias úteis de cada Sprint) é necessário informar o MS Project sobre os feriados e as férias que eventualmente existam no decurso da execução do projeto.

Microsoft Project Para Agile: Configuração Períodos de Trabalho

 
No MS Project temos a possibilidade de configurar múltiplos calendários para ser usados no calculo dos períodos de trabalho de um projeto. Pode usar o calendário que está configurado por defeito, configurar um calendário para todo o projeto, e/ou configurar um calendário especifico para cada um dos recursos do projeto.

Siga as instruções abaixo para proceder à criação e configuração dos calendários que definirão as horas de trabalho do seu projeto.


  1. Abra o MS Project
  2. Abra o ficheiro de projeto que usou na aula anterior. No nosso caso vamos abrir o ficheiro MSP4AG_Art1 e guardámos o ficheiro no disco C:\ do nosso computador
  3. Aceda ao menu Project | Change Working Time
  4. Na caixa de diálogo “Change Working Time”. Nesta caixa de diálogo deverá estar selecionado o calendário standard do MS Project e o que nós vamos fazer é alterar os períodos de trabalho deste calendário de forma a que esse calendário, e os respetivos períodos de trabalho, sejam usados por todos os recursos do projeto.
  5. Aceda ao subgrupo de opções “Work Weeks”. O projeto está a usar os valores de defeito, mas estes necessitam ser configurados para se adaptarem à realidade do projeto.
  6. Carregue no botão “Details” e na caixa de dialogo de “Details” valide se as horas de trabalho para cada dia da semana são as corretas. No nosso caso estamos a usar o período de trabalho das 8:00 ás 12:00 e das 13:00 às 17:00 nos dias uteis (Segunda a Sexta). Sábado e Domingo são dias de descanso.
  7. Como não pretendemos fazer alterações, carregamos no botão “Cancel” para fechar a caixa de diálogo de “Details”.
Frequentemente durante a duração dos projetos existem dias que são feriados nacionais ou locais e nos quais não se trabalha. Para incluir no calendário do MS Project informação sobre os dias feriados que ocorrerão no decurso da execução do projeto proceda da seguinte forma:
  1. Na caixa de diálogo “Change Woring Time” aceda ao subgrupo de opções “Exceptions” e em cada linha introduza a informação sobre os feriados.
  2. O nosso projeto tem uma duração prevista de 6 meses e decorre durante o ano de 2017. No período em causa temos 2 feriados, 20 de Fevereiro e 29 de Maio. Na primeira linha da tabela de exceções escreva no campo Name: “Feriado 1” e nos campos Start e Finish “20 Fevereiro”. Repita a ação para o feriado de 29 de Maio, dando-lhe o nome de Feriado 2.
  3. Carregue no botão “OK” para fechar a caixa de diálogo “Change Working Time”
Guarde o ficheiro onde esteve a trabalhar, ele será usado como ponto de partida para a próxima aula.
  1. Aceda ao menu File | Save As
  2. Escolha o nome e a localização do ficheiro a guardar. No nosso caso escolhemos o nome MSP4AG_Art2 e guardámos o ficheiro no disco C:\ do nosso computador.
  3. Carregue no botão “Save”
  4. Abandone o MS Project.
Como se disse inicialmente o MS Project permite criar vários calendários que podem ser usados no mesmo projeto. Esta funcionalidade permite aplicar calendários diferentes aos diversos recursos do projeto. Contudo uma das características dos projetos ágeis é a de que, toda a equipa deve estar a trabalhar no projeto a tempo inteiro e com horário igual. O ritmo, e a qualidade do trabalho desenvolvido dependem disso e é muito simples em termos de calendário e de gestão dos recursos do projeto.

Por agora é tudo,

Bons projetos 
Grp2ALL

Postagens mais visitadas deste blog

PMBOK v6: 7.4 Controlar os Custos do Projeto

PMBOK: Tipos Contratos Preço Fixo