6 Boas Ferramentas OpenSource Para a Gestão de Projeto

Para quem não tem dinheiro para investir numa ferramenta proprietária (e cara) de suporte à gestão de projetos, deixamos aqui algumas sugestões de ferramentas que, apesar de gratuitas, apresentam um conjunto de funcionalidades que as tornam numa excelente alternativa aos produtos comerciais.






ProjectLibre

 
É uma ferramenta com suporte para o gerenciamento de tarefas, alocação de recursos, acompanhamento, gráficos de Gantt, e muito mais. ProjectLibre é uma boa alternativa para os produtos comerciais de suporte á gestão de projetos como o Microsoft Project.

Em Dezembro de 2013, foi lançada a versão 1.5.8 do ProjectLibre, que passou por uma reescrita completa do código base com o objetivo de tornar o produto compatível com a arquitetura modular da Open Services Gateway Initiative (OSGi). Isso permitirá a criação de conectores para uma melhor integração com as soluções corporativas, tais como Enterprise Resource Planning (ERP).

ProjectLibre é uma ferramenta de cliente baseado em Java. No decurso de 2014, eles vão lançar a versão 2.0. Ainda não está claro quando a versão SaaS ficará disponível.
 

Clique aqui para visitar o site da ProjectLibre e fazer download gratuito da aplicação. Existem versões para Windows, BSD, Mac, Solaris e Linux.

ProjectLibre recebeu um prémio InfoWorld's  "Best of Open Source" no ano de 2013.


LibrePlan

 
LibrePlan é uma aplicação baseada na web, tornando a gestão de projeto à disposição não apenas do gerente do projeto, mas toda a equipe do projeto e, se necessário através da totalidade da organização. LibrePlan está licenciado sob a AGPL. Esta é outra ferramenta cheia de funcionalidades com suporte para a alocação de recursos, diagramas Gantt, gestão financeira e muito mais. Essas funcionalidades em conjunto com o facto de ser uma aplicação web based fazem da LibrePlan uma excelente plataforma colaborativa.

Acresce que o seu desenho moderno e o bom interface de utilizador, bem como, a documentação de qualidade que é disponibilizada fazem desta ferramenta um produto bem fácil de utilizar.

Ver todos a documentação completa nesta página.

OpenProject 

 
OpenProject é disponibilizado ao abrigo de uma licença GNU General Public License versão 3 e funciona em Ruby on Rails. O seu slogan é "tudo que você precisa para a colaboração" e isso é bem verdade uma vez que a ferramenta disponibiliza um conjunto bem completo de funcionalidades que suportam a totalidade do ciclo de vida do projeto.  

Dentro do conjunto de funcionalidades disponíveis, merecem ser destacadas o suporte de acessibilidade para pessoas com limitações, e a existência de um plugin Scrum para apoiar métodos ágeis de gestão de projeto e equipas Scrum.

A versão 3.0 do OpenProject tem suporte Ruby 2.0 e Rails 3.2.

 

Project-Open



Project-Open é uma ferramenta que oferece suporte para o gerenciamento de projetos corporativos com muitas funcionalidades, incluindo suporte para Agile. O software é distribuído ao abrigo da licença mixed source model, ou uma "dual licença", o que essencialmente significa que é open source, com módulos adicionais disponiveis ao abrigo de uma licença comercial. É executado como software cliente em Windows e Linux.


Em 2014, os criadores esperam lançar uma nova versão que, para além de muitas outras novidades,terá um interface de utilização completamente redesenhado e com suporte completo para AJAX, integração entre recursos de colaboração e as ferramentas de gestão de projetos. Consulte aqui a lista completa de novidades da nova versão.

Redmine 


Redmine é uma poderosa ferramenta de gerenciamento de projetos baseado na web que funciona em Ruby e Rails, e está licenciado sob GNU General Public License v2 (GPL).


Apesar de ser algo limitada em termos de recursos empresariais, quando comparada com as outras ferramentas de suporte à gestão de projetos mencionadas anteriormente, a Redmine tem a vantagem de dispor de imensos recursos online que contribuem para a qualidade dos projetos executados. Juntamente com recursos básicos de gerenciamento de projetos, este Redmine inclui uma wiki, um repositório de informação, e uma ferramenta para fazer o seguimento de problemas. Veja aqui a lista completa de funcionalidades.

Redmine tem ainda a vantagem de ser um ambiente que pode ser usado tanto por gestores de projeto como por outros membros da equipa, bem como, os clientes do projeto.


Por fim duas ferramentas excelentes para os gestores de projeto que utilizam metodologias ágeis.

 

Agilefant


Agilefant, como o nome indica, é uma ferramenta baseada nas metodologias ágeis. Contudo, esta ferramenta de projeto open-source também suporta portfolios de produtos, projetos, sprints, e coordenação de várias equipas em simultâneo. Consulte o guia do utilizador para ver a lista completa de funcionalidades.

Agilefant oferece um produto gratuito e de código aberto que pode ser descarregado e instalado em qualquer rede privada. O Produto está igualmente disponivel como SaaS e no decurso de 2014 pretendem disponibilizar uma versão paga.

Agilefant corre sobre Java, Tomcat, e MySQL. O código fonte e a licença podem ser encontrados em GitHub

 

AgileWrap


Agilewrap é um excelente ambiente de suporte à gestão de projetos que usem a metologia SCRUM. Antes de começar a usar tem de se registar no site, mas após isso, a utilização para equipas de até 5 elementos é absolutamente gratuita e, esta é a parte melhor, não tem, ao contrário da maioria dos sites semelhantes que habitualmente dão 30 dias para experimentar, nenhum limite temporal à sua utilização.

Sendo o Agilewrap um ambiente online, funciona em qualquer sistema operativo e está disponível em qualquer plataforma (basta ter instalado um browser de internet).

O Agilewrap suporta todas as funcionalidades necessárias á utilização do SCRUM. O ambiente está bem desenhado e é bastante simples e intuitivo. Para além disso existe muita documentação, videos e tutoriais disponíveis o que para além do mais é uma ajuda preciosa para todos aqueles que se pretendem iniciar na utilização das metodologias ágeis de gestão de projetos e, em particular, no SCRUM.

Clique aqui para aceder a toda a documentação 


Traduzido e adaptado por PM2ALL. Algumas partes deste artigo foram originalmente publicadas em: http://opensource.com/business/14/1/top-project-management-tools-2014.

Veja aqui outro artigo onde apresentamos: 9 Programas de Software Grátis para Gestão de Projetos

Postagens mais visitadas deste blog

PMBOK v6: 7.4 Controlar os Custos do Projeto

PMBOK: Tipos Contratos Preço Fixo