sábado, 30 de abril de 2011

O que é o NBC - National Competence Baseline?

Os projetos são usados na generalidade das organizações como forma de prosseguir os seus objetivos no sentido de satisfazer as necessidades dos seus clientes, colaboradores e outros interessados. As metodologias de gestão de projetos visam, através da estandardização e da adoção de conjuntos de boas práticas, aumentar a eficiência dos processos de gestão dos projetos nas organizações.


segunda-feira, 25 de abril de 2011

O Que é o ITIL?

A ITIL® é uma metodologia, reconhecida internacionalmente, que agrupa um conjunto de boas-práticas para o suporte a gestão dos serviços de TI das organizações.


sexta-feira, 22 de abril de 2011

6-Sigma (Six-Sigma) Aplicado às Técnologias de Informação

O que é o 6-Sigma.

6-Sigma (Six-Sigma) é uma metodologia de redução de defeitos que transforma as organizações forçando-as a centrarem-se na qualidade e nos requisitos dos clientes. O Sigma, simbolizado pela letra grega (σ), é um conceito estatístico que representa o desvio-padrão de uma distribuição de probabilidades normal. Na metodologia 6-Sigma o termo refere-se aos desvios existentes face ao nível ideal da operação do sistema.


quarta-feira, 20 de abril de 2011

Beneficios das Certificações Técnicas em Gestão de Projetos.

Quando se questionam as empresas sobre quais os benefícios de empregarem gestores de projetos certificados a resposta mais comum é o reconhecimento de que, não sendo uma garantia de qualidade, a certificação é uma demonstração da vontade de aprender e um esforço de melhoria continua que não podem deixar de ser valorizados.


Primeira mensagem

Bem-vindos a este novo espaço de discussão sobre ciência de gestão e, muito em particular, sobre gestão de projetos no contexto organizacional.

Este blog é parte integrante de um projeto que visa colmatar a lacuna, reconhecida por todos os que trabalham diariamente nesta área, relativa à falta de conteúdos, em língua portuguesa e disponíveis para todos ,sobre gestão de projetos, programas e portefólios de projetos.

Abordaremos assuntos relacionados com as atividades específicas do dia-a-dia da gestão de projetos, mas também, numa ótica de complementaridade, outros temas mais abrangentes, nas áreas da gestão de empresas e da sociologia.

Estamos abertos à participação de todos, não só com comentários, mas também com textos e outros conteúdos para publicação.