Exames de Certificação (PMP, ITIL) - Simulações


A maioria das certificações técnicas inclui um exame mais ou menos prolongado e, geralmente, com um  elevado grau de dificuldade.

As simulações de exames são uma ferramenta muito útil não só porque nos habituam ao ambiente da Prometric em que a maioria dos exames é disponibilizada mas também porque ajudam a perceber o tipo de perguntas em causa e a direcionar o estudo. Para além disso dispor de uma boa ferramenta de simulação ajuda a avaliar o progresso do estudo e a identificar áreas que necessitam de ser mais estudadas.

Para nós as melhores simulações continuam a ser as da Transcender (http://www.transcender.com/). No entanto existem numerosos sites que vendem simulações de exame. Os que apresentamos abaixo são os mais conhecidos e aquelas que têm melhor qualidade.

Infelizmente, para além de serem caras e de raramente existirem em português, muita da oferta não tem qualidade que justifique o preço.

Se está empenhado em obter uma certificação técnica e pretende adquirir uma simulação de exame ficam aqui algumas dicas sobre como comprar:

1- Assegure-se que a simulação é baseada na última versão da metodologia;

2- Escolha um pacote de simulação com muitas questões e que ofereça um leque alargado de opções. Quizzes, Flashcards, Explicações sobre respostas erradas, Estatísticas sobre resultados, dividida por áreas de conhecimento / processo;

3- Prefira pacotes de simulação que incluam acesso a outros conteúdos de formação e que contemplem suporte personalizado com nível de serviço definido (Habitualmente são mais caros mas, se o seu orçamento permitir, o investimento vale a pena.

Terminamos com alguns links para simulações de exame gratuitas e em português. Mais do que se substituírem aos pacotes de simulação pagos, servem para ter uma ideia da vantagem de dispor desta ferramenta de estudo.

Simulações ITIL e COBIT

http://www.companyweb.com.br/treinamento/simulados-online/

Simulações Microsoft

http://www.atillaarruda.com.br/files/simulado_2008/
Brevemente iremos disponibilizar através deste blog acesso a simulações em português para os exames PMP e CAPM.

Postagens mais visitadas deste blog

PMBOK v6: 7.4 Controlar os Custos do Projeto

PMBOK: Ferramentas e Técnicas – Método da Corrente Crítica (Parte 1)