CFOs decidem sobre TI mais do que CIOs

Publicado em computerworld


São os responsáveis por autorizar um quarto dos investimentos em tecnologia.

O diretor financeiro está a tornar-se o decisor principal sobre tecnologias em cerca de metade das empresas, de acordo com a Gartner.

A analista publicou os resultados do seu Financial Executives International (FEI) Technology Study, onde mostra que mais organizações de TI reportaram ao CFO do que a qualquer outra função executiva.


Segundo o estudo, 42% das organizações de TI reportam ao CFO. Em 45% das organizações, o CFO lidera a estratégia de investimento em tecnologia, por ser o único decisor (7%) ou por liderar a equipa que toma decisões sobre tecnologia e TIs (38%).
O CFO tem uma maior influência nas decisões de investimento em TIs do que o CIO, diz a Gartner. O CFO autoriza 26% de todos os investimentos em TI, e 51% quando combinado com o CIO.

A Gartner diz que as aplicações e os programas de análise (“analytics”) são as prioridades de investimento dos CFO. A analista considera que as empresas devem aprender a compreender o impacto que os seus CFO têm sobre as decisões relacionadas com a tecnologia e garantir que o CFO tem um entendimento adequado da tecnologia, comunicando o valor para o negócio que pode ser alcançado com as TI.

“É preciso entender que o CFO vê o impacto nos processos de negócios e na capacitação empresarial como as principais questões na tecnologia “, diz um analista da Gartner, John Van Decker. “Portanto, as aplicações e o ‘analytics’ são as principais prioridades de investimento, e as tecnologias que permitam apoiar essas iniciativas precisam de ser vistas como igualmente importantes”.

O estudo foi baseado em 344 respostas a cerca de 50 perguntas que cobriam a visão dos gestores financeiros sobre tecnologia.

Postagens mais visitadas deste blog

PMBOK v6: 7.4 Controlar os Custos do Projeto

PMBOK: Ferramentas e Técnicas – Método da Corrente Crítica (Parte 1)