Modelo de Qualidade do PMBOK©


Os processos de gestão da qualidade são descritos no capítulo 8 do PMBOK© e incluem todas as atividades que determinam as responsabilidades, os objetivos e as políticas de qualidade, de modo a garantir que o projeto responde às necessidades que motivaram a sua realização.



De acordo com o PMBOK©, o sistema de gestão da qualidade é implementado através de políticas, procedimentos e processos de planeamento, garantia e controlo da qualidade e respetivas atividades de melhoria contínua de processos, conforme o descrito na figura seguinte.




A gestão da qualidade dos projetos inclui os seguintes três processos:

Planear a qualidade – Identificação dos padrões de qualidade relevantes para o projeto, e determinação da forma como os mesmos devem ser satisfeitos;

Garantir a qualidade – Aplicação sistemática das atividades de qualidade planeadas, de forma a garantir que o projeto utiliza todos os processos necessários à satisfação dos requisitos especificados;

Controlar a qualidade – Avaliação dos resultados específicos do projeto, a fim de determinar a sua adequação aos padrões relevantes de qualidade e, em simultâneo, identificar formas de eliminar as causas de um desempenho insatisfatório.

Tais processos interagem entre si, e com processos nas outras áreas de conhecimento. Cada processo ocorre pelo menos uma vez em todos os projetos.

A abordagem que o PMBOK© faz da qualidade, é compatível com a da ISO (Organização Internacional de Normalização) e também, com outras abordagens proprietárias e não proprietárias – p.ex. Deming, Juran e Crosby, Gestão da Qualidade Total, 6-Sigma e Melhoria contínua.

A moderna gestão da qualidade complementa a gestão de projetos, na medida em que ambas as disciplinas reconhecem a importância de questões como:

Satisfazer o cliente – O que implica perceber, avaliar, definir e gerir de expectativas, de forma a atender às necessidades do cliente. Isso exige combinar conformidade com requisitos e adaptação ao uso;

Prevenção sobre Inspeção – Em termos gerais, o custo de prevenir erros é muito inferior ao custo de corrigir erros revelados pela inspeção;

Responsabilidade da Gestão – O sucesso exige a participação de todos os elementos da equipa, mas é sempre do gestor a responsabilidade de fornecer os recursos necessários para que o sucesso seja concretizável;

Melhoria contínua – O ciclo; Planear a mudança, Implementar a alteração, Avaliar o resultado, Agir com base na avaliação; é a base da melhoria de qualidade. Além disso, as iniciativas de melhoria de qualidade realizadas pela organização, como sejam a gestão da qualidade total ou o 6-Sigma podem melhorar a qualidade do projeto e também a qualidade do produto.

A gestão da qualidade deve abordar a gestão do projeto e do produto do projeto. Enquanto a gestão da qualidade do projeto se aplica a todos os projetos, independentemente da natureza do seu produto, as medidas e técnicas da qualidade do produto são específicas do tipo particular de produto produzido.

O não cumprimento dos requisitos de qualidade, em alguma destas vertentes, pode ter sérias consequências negativas para algumas, ou para todas, as partes intervenientes no projeto. No contexto do projeto, um elemento essencial na gestão da qualidade consiste na transformação das necessidades, desejos e expectativas das partes interessadas em requisitos.

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