Certificações Técnicas PMI vs IPMA

Apesar de distintas, é possível encontrar algum paralelismo entre as diversas certificações do PMI e da IPMA.




Apesar de ambas as instituições dispõem de um percurso de certificações profissionais que possibilitam o associar dos diversos níveis de certificação ao plano de desenvolvimento profissional e de carreira dos profissionais de gestão de projetos, nos níveis mais básicos existe uma correspondência mais ou menos direta que se vai diluindo à medida que progredimos para os níveis mais avançados.

O gráfico abaixo apresenta as várias certificações do PMI e a respetiva correspondência em termos de nível de certificação IPMA.



A Certificação PMP, do PMI, baseia-se na avaliação dos conhecimentos do profissional nos processos de gestão de projetos, tal como definidos no PMBOK.

A Certificação da IPMA baseia-se na avaliação da competência do candidato como gestor de projetos sendo esta constituída pelos conhecimentos, experiência profissional e atitude pessoal, tal como se encontram definidas no ICB- IPMA Competence Baseline, e no referencial português, NCB – National Competence Baseline, que é a localização para Portugal do ICB.

Embora não exista qualquer equivalência formal entre as duas certificações, no caso de se candidatar ao Nível C da IPMA, sendo PMP, está dispensado da realização do exame.

Em resumo:

  1. A certificação IPMA – C é mais difícil que a certificação PMP, na medida em que dá ênfase maior a um conjunto de competências que são mais morosas de obter;
  2. Em termos de custo total as certificações são equivalentes;
  3. A melhor estratégia depende da área de atuação do gestor de projeto:
  4. Nas tecnologias de informação o PMP é mais valorizado;
  5. Em engenharia civil, mecânica e eletrónica, o IPMA é a mais valorizada.
  6. Quem pretender fazer as duas, deve começar pelo PMP dado que a certificação PMP dispensa da realização do exame IPMA-C.


Em próximos artigos abordaremos com maior detalhe a estrutura das versões atuais do PMBOK, e do NCB para Portugal e Brasil.

Postagens mais visitadas deste blog

PMBOK v6: 7.4 Controlar os Custos do Projeto

PMBOK: Ferramentas e Técnicas – Método da Corrente Crítica (Parte 1)